• Guilherme Licursi

Empresário que não sabe quanto sua empresa lucra está no caminho da falência

Bom dia pessoal! Hoje vamos falar sobre o lucro líquido da sua empresa. Infelizmente, muitos empresários não sabem os números exatos de seu empreendimento. Eles ficam trabalhando no “achismo” se baseando em contas da sua própria cabeça, sem colocar no papel os números reais da sua empresa.


Existe uma prática comum também de deixar somente na responsabilidade da contabilidade a apuração das entradas e saídas do negócio, mas não é uma atitude muito segura. O contador trabalha principalmente com a documentação que lhe é enviada, quando é. Logo, se não for enviado certinho tudo que o contador pede, no tempo certo, fica muito complicada essa apuração.


Dessa forma, qualquer gasto que não tenha sido enviado para a contabilidade fica difícil de apurar no resultado final e, consequentemente, os números começam a se tornar uma realidade que não é a da empresa. Acontece muito, principalmente em comércio, as retiradas de caixa “não declaradas” que acabam caindo no esquecimento e não são lançadas no sistema ou contabilizada. Isso deixa uma espécie de buraco na entrada no caixa e na saída de mercadoria. Fica parecendo que a empresa foi furtada.


É muito importante ter um financeiro que esteja acompanhando certinho as entradas e saídas da empresa para dar esse auxilio, tanto para a contabilidade quanto para o empresário. Não deixe somente na responsabilidade do seu gerente essa apuração, contrate uma ajuda financeira especializada. Acredite, é um investimento para seu negócio! O papel do consultor ou assessor financeiro é mostrar a realidade da empresa para o empresário tomar decisões conscientes e baseadas em informações reais.


O setor financeiro da sua empresa tem que ser o coração dela. Toda movimentação deve ser registrada em um sistema para deixar o mais real possível os relatórios da sua organização.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo